top of page

SOBRE O SINDHEF

SINDICATO DAS SANTAS CASAS, HOSPITAIS E ENTIDADES FILANTRÓPICAS DO ESTADO DO CEARÁ

​

O SINDICATO DAS SANTAS CASAS, HOSPITAIS E ENTIDADES FILANTRÓPICAS DO ESTADO DO CEARÁ, adiante identificado pela sigla “SINDHEF”, com foro jurídico em Fortaleza, no Estado do Ceará, na Rua Costa Barros, 915, sala 101 – Centro – CEP: 60160-280, é um órgão de defesa e representação dos direitos coletivos e individuais, com intuito de colaborar com os poderes públicos e as demais associações, no sentido de solidariedade da classe e de sua subordinação aos interesses nacionais, constituído para fins de coordenação, proteção e estudo, na representação legal da defesa de seus direitos civis, trabalhistas e econômicos das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e Entidades Beneficentes, com base territorial em todo o Estado do Ceará, conforme estabelece a legislação em vigor sobre a matéria.

 

O SINDHEF é um instrumento legal e efetivo de luta pela conquista de melhores benefícios, valorização de nossas entidades e melhores vencimentos e condições de trabalho; participando de campanhas e negociações de reivindicações para nossas Santas Casas e congêneres, perfazendo muitos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho; mantendo seus associados bem informados sobre os acontecimentos relacionados ao movimento da categoria e através de uma Assessoria Jurídica e oferecendo toda a assistência a seus associados, nas questões trabalhistas, individuais e coletivas.

 

Para associar-se ao Sindicato das Santas Casas, Hospitais sem fins lucrativos, Entidades Filantrópicas de Saúde e similares, terão obrigatoriamente de dar assistência aos mais carentes, aplicar todas as suas rendas em programas de assistência social e não remunerar de forma alguma os seus dirigentes, cumprir e comprovar os requisitos legais previstos pela legislação vigente para a caracterização de uma entidade filantrópica, possuindo registro ou certificado de entidade sem fins lucrativos.

 

Dentre as prerrogativas do Sindicato estão:

  • Representar perante as autoridades administrativas e jurídicas os interesses legais de sua categoria e os individuais de seus associados;

  • Celebrar acordos ou convenções coletivas de trabalho, bem como propor a instauração de dissídios coletivos de natureza econômica e jurídica, resolvendo os conflitos presentes;

  • Manter o intercâbio com Entidades congêneres;

  • Colaborar com os poderes públicos, no desenvolvimento da solidariedade social, no campo da saúde e assistência social;

  • Manter informados seus associados, dos serviços de assistência jurídica;

  • Manter estreito relacionamento com as autoridades de saúde/assistência social municipal, estadual e federal, a fim de que os associados possam obter informações sobre todos os assuntos relacionados às Entidades;

  • Promover, realizar e fomentar estudos, cursos e pesquisas na área de saúde, visando o aprimoramento das atividades e do próprio setor;

  • Promover, junto aos órgãos competentes de saúde e assistência social, gestões sobre os processos de interesse dos associados, bem como a conciliação nos dissídios de trabalho;

  • Orientar as Santas Casas, os Hospitais associados, e as entidades Filantrópicas, visando a estabilidade, segurança e desenvolvimento do setor.

 

As entidades filiadas ao SINDHEF são entidades conscientes. Ao se sindicalizar além de poder desfrutar dos patentes benefícios disponibilizados pela associação, o sindicalizado fortalece a estrutura do Sindicato; possibilitando que a entidade se torne combativa perante os grandes grupos, o escorchamento social e econômico que nossos filiados vêm passando ao longo dos anos e propicia uma busca em conjunto e incessante em defesa dos interesses dos filiados em face do Estado, Município, União e diversos outros órgãos.

 

Desta forma é que são conquistadas as contenções nos aumentos reais nas campanhas salariais, o aumento das receitas nas entidades, a esquiva nas paralisações intentadas pelos trabalhadores, o encurralamento tributário. Várias conquistas pelo SINDHEF foram alcançadas como resultado de ações coletivas face ao Conselho Regional de Farmácia, ao Conselho Regional de Nutrição, ao Estado do Ceará (ICMS), etc.

 

A construção do sindicato é feita por todos os interessados. O importante é ver a entidade sindical como a voz das entidades conveniadas. 

 

Um filiado sozinho não teria condições de reivindicar seus direitos. As conquistas hoje existentes são frutos do trabalho e da organização através das entidades sindicais.

 

Sindicalizar-se é fortalecer a categoria e garantir a voz que falará destemidamente por você, com o compromisso de defender os seus direitos, de estruturar-se de forma eficiente para lutar por melhorias reais em nossas condições de trabalho. Para que haja um sindicato forte e atuante, temos de contribuir, colaborar, participar, caso contrário, cairemos no isolamento como querem nossos opositores.

​

Amilcar Leite de Sá Barreto
Presidente

ESTATUTO DO SINDHEF

Estatuto

ESTATUTO DO SINDHEF

DIRETORIA 2022 / 2025

Diretoria
  • Presidente - Rafael Viera Lopes – Hospital Madalena Nunes - Tianguá

​

  • 1º Secretário - Maria Terezinha dos S. Albuquerque - Hospital Zulmira C. Aguiar - Cedro

  • 2º Secretário - Jardel C. Cavalcante - Santa Casa - Redenção
     

  • 1ª Tesoureira – Maria da Graça Pereira Ataíde – Hospital Santa Luiz de Marilac - Aracati

  • 2°Tesoureiro - Aldenis da Silva Machado – Hospital Cura d’Ars, São Camilo – Fortaleza/CE
     

  • Conselho Fiscal - Vinicius B. Linhares – Hospital São V. Ferrer - L. Mangabeira

  • Conselho Fiscal - Marcos Vinicius Granemann de Souza – Hospital São Lucas – Crateús

  • Conselho Fiscal - Antônio Adriano Alves de Souza – Santa Casa - Canindé e Paracuru
     

  • Suplente do Conselho Fiscal - Juliano Ragnini – Hospital São Vicente de Paula - Itapipoca

  • Suplente do Conselho Fiscal - Manoel dos S. Lima Neto – Santa Casa - Fortaleza/CE

  • Suplente do Conselho Fiscal - Luana Lemos Pereira - SPDM - São Paulo

bottom of page